23 dezembro 2010

Do fim do ano



Natal é época de comprar garrafa de vinho, acender um cigarro e dormir tarde da noite, escutando fados portugueses. Suando, porque a gente insiste em fingir que vive na Europa nessa época do ano, quando pras bandas de cá faz sempre uns 37°C às nove, dez, onze da noite.

Natal é época de gastar, se endividar, comprar umas roupas e enfrentar o shopping lotado. No fim das contas, você vai acabar engordando mesmo e nada daquilo vai servir mais, vai ficar tudo encalhado no seu armário, pra quando aquela dieta finalmente surtir efeito. Se não for isso, as calças rasgam entre as pernas, porque isso que dá ter as pernas grossas, roçando a todo instante.

É época de comer mais do que deve e, a cada rabanada cheia de açúcar embebido em óleo de fritura ingerida, sentir aquele pouco de remorso, aquele leve inchar dos braços, da barriga, dos peitos e das bochechas, principalmente as bochechas.

Natal é época de pensar no ano-novo, uma semana depois. Decidir que esse ano vai beber até passar mal, encher a cara para fazer valer a pena nem que seja na última noite, quando estiver lembrando dos meses anteriores e pensando o quanto tudo fora em vão.

É época de se vestir de branco, ficando uns quatro quilos mais gordo do que realmente você é. Fazer novas resoluções, estudar mais, comer menos, transar mais, gastar menos. Sabendo que tudo é pura balela, dar os sete pulinhos, ou catorze para os mais desesperados. Fazer preces para casar. Na minha idade, a gente precisa ter certeza que vai casar.

É época de reencontrar os amigos da escola, da padaria, da catequese. Atualizá-los com as últimas novidades. Fulana casou, beltrano separou e cicrano agora fica com meninos também. E comer, porque essas reuniões sempre são em restaurantes.

É época de dormir e acordar um ano depois, rezando pra que todos dias do ano sejam assim. Como se dormir um dia e acordar um ano depois fosse a melhor coisa do mundo. Quase tão bom quanto tesoura afiada e a dança das Bachianas brasileiras n° 04.

18 comentários:

  1. Tudo true.

    especialmente isso:

    'É época de se vestir de branco, ficando uns quatro quilos mais gordo do que realmente você é.'

    porque a gente faz isso?

    ou melhor, porque eu faço isso? rsrs

    comprei uma calca de alfaitaria branca, que provavelmente só vou usar no reveillon, rsrs.

    saudades que eu tenho de te ler sempre, mas minha vida tá correriaaa.

    Beijos, e feliz tudo!

    vou cair no sono agora, mas antes que meu tempo se aperte mais eu não poderia de deixar meu carinho aqui!

    ResponderExcluir
  2. esse páragrafo final...

    "
    É época de dormir e acordar um ano depois, rezando pra que todos dias do ano sejam assim. Como se dormir um dia e acordar um ano depois fosse a melhor coisa do mundo. Quase tão bom quanto tesoura afiada e a dança das Bachianas brasileiras n° 04."

    é arrazador!
    no bom sentido claro

    ResponderExcluir
  3. Adoro um choque de realidade hahaha!

    Mas hein, Rabanada de forno é o que há. Fica sequinha, e infinitamente menos assassina que a frita.

    Um beijo Antônio!

    ResponderExcluir
  4. Fica tudo meio com cara de crônica do veríssimo, né? Mesmo addim eu gosto, não aquele gostar de decorar o jardim de casa com temas natalinos ou passar a tardetrancado num shopping fazendo compras, mas gosto de reunir amigos em volta da mesa com a desculpa "ah, é natal!".

    Que o seu seja excelente, na medida do possível.

    ResponderExcluir
  5. Ahahaha, vou passar de branco pela primeira vez desde que me entendo por gente.

    Logo no momento em que estou obeso, whatever.

    Texto lindo, por sinal;

    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. é epoca de se fingir ser feliz por um dia
    prefiro a realidade
    odeio natal

    beijos

    ResponderExcluir
  7. "É época de comer mais do que deve e, a cada rabanada cheia de açúcar embebido em óleo de fritura ingerida, sentir aquele pouco de remorso"

    Na verdade é muito remorso!

    ResponderExcluir
  8. È a epoca de acreditar em tudo, de sonhar que vai ser feliz pra sempre...e assim a gente espera, mesmo sabendo que o pra sempre, nem sempre é pra sempre...

    Ps. Saudades de seus textos

    ResponderExcluir
  9. ahahahaha que ritual sofrido!

    há anos que troquei essas loucuras por coisas mais sadias. ano passado simplesmente virei de 2009 para 2010 assistindo gilmore girls sem ver o tempo passar. acho mais positivo hehe.

    adoro seus textos.
    boa ultima semana!

    [j]

    ResponderExcluir
  10. nossa
    mandou muito bem!
    Mas, sim, réveillon é uma renovação de esperança que não tem muito sentido e que, por mais que nós digamos isso, ainda sim acordamos dia seguinte achando que tudo pode mudar.
    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  11. ..uhasuhsauhsauh... vc viu o Natal numa outra perspectiva... mas eu gosto tantooo

    ResponderExcluir
  12. Olá Antônio... To passando aqui para retribuir a visita lá no meu blog... Só pude fazer isso hoje, essa confusão de Natal acaba comigo... Mas pow, vc disse tudo nesse post, kkkk. Confesso que esse Natal eu já nem me preocupei mais com o peso, pq sinceramente, é inútil... kkkkkkk... Mas me diverti muito com a visão que você deu a data...
    Só mais uma coisa, essa foto do seu perfil é muito boa... kkk, adoro o Bowie

    Um beijo Antonio... Até o próximo

    ResponderExcluir
  13. Quanto remorso este post me deu... comi tanto no natal... Já me sobram 1kg! Ainda bem que Ano Novo, no meu caso, que moro longe da família, significa menos comida e mais festa! =D

    E sobre Villa-Lobos, conheco muito pouco, mas adoro as Bachianas brasileiras.

    Xêrooo!

    ResponderExcluir
  14. as minhas calças rasgam no meio da perna! kkkkkkkkkkkkkkkkk

    feliz ano novo!

    bjs

    ResponderExcluir
  15. eu adoro umas bochechas gorduchinhas!!! se estiverem sujas de rabanadas então! melhor ainda ... rs

    ;-)

    ResponderExcluir
  16. mas acordar no dia seguinte é sempre uma vitória. =)

    ResponderExcluir
  17. Acho esse período do ano muito deprimente. Não sei se é porque minha família se separa mais do que já é separada, se existe uma obrigação implícita de sermos felizes ou se é o espírito natalino e de ano novo que não me contagia. Esse ano foi bem triste, principalmente porque eu fui dormir às 10h do dia 31 e acordei às 11h do dia seguinte.
    O pior é que eu gosto de ano novo, sempre gostei. Mas a getne vai envelhecendo e percebe que nada vai mudar só porque o ano mudou. A mudança está no dia a dia, naquela atitude inesperada, no levantar a cabeça e arregaçar as mangas.
    Engraçado dizer essas coisas a um desconhecido...

    a propósito, lost cause é por causa da música do beck? Confesso que foi o nome que me trouxe até aqui, mas que a surpresa foi muito boa.
    'ur sorry eyes cut through the bone...'


    Beijinhos

    http://mmansur.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Passando pra desejar ótimo 2011.

    Abraço

    ResponderExcluir