21 outubro 2010

A meia-calça


Encobriu o rasgo de sua meia-calça com o resto de saia que lhe sobrava nas pernas finas. Não comia há quase uma semana. Exibia a aparência de uma galinha magra e fraca. Dessas pelas quais não se dá nada.

Ninguém dava nada por ela. Ela sabia disso desde que nascera, ou desde que decidira nascer. Seu pai não parava de lhe dizer que ela não servia para nada. Nem para preparar a gemada que ele devia tomar toda manhã, como mandara aquele orixá. Aquele mesmo, que ele dizia não acreditar.

Agora ela era um pouco do que já fora. Uma versão distorcida da menina imprestável que sempre foi. Nascida numa família perturbada pelo fantasma da falta de dinheiro e o da perna quebrada. A perna do mesmo pai que lhe dizia aquelas misérias.

Olhou-se no espelho e constatou o lábio bem desenhado. Nem parecia um batom engastado pelo tempo e pelas chupadas que andava dando por aí. Como ela, o batom disfarçava.

Vermelho em sua essência. Transparente para os sensíveis. A menina da meia-calça rasgada estava pronta para mais uma. Sobre o salto alto do inverno retrasado. As roupas usadas e puídas. O termômetro na esquina marcava 41°, desde que decidira sair de perto da praia.

Logo seria noite, agora ela devia sorrir. Sorrir e rezar por um futuro incerto. Desses desenhados em paredes esgotadas. Não havia espaço para uma pobre alma. Não haveria espaço para ela.

Esqueceu o rasgo e seguiu caminho. Pronta para aquela que seria mais uma das tardes da sua vida. Antes que anoitecesse, teria de descobrir quem era e se perder novamente. Tão certo quanto a chuva que cairia no meio da semana.

10 comentários:

  1. Agora é seguir em frente! Com rasgo ou não a vida sempre continua...

    ResponderExcluir
  2. Segundo a internet o nome dele está cotado para a segunda temporada.
    Resta esperar se é verdade ou não

    ResponderExcluir
  3. A todos nós a vida convida a seguir em frente ... de uma forma ou de outra ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  4. Muitas destas existem por ai.
    Cada uma com uma história de vida diferente mas no final com histórias todas iguais.

    Legal essa sua captação pela história.

    Beijao

    ResponderExcluir
  5. Curti sua narrativa. Tem um quê autobiográfico aí? (Desculpa, foi o primeiro post que leio).

    Desde já, linkado.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. já disse q vc é foda?
    qria ser metade do escritor que vc é

    ResponderExcluir
  7. Olá meu amigo! Bom... começo pedindo desculpas pelo aparente sumiço, não estava tão sumido assim, apenas fugindo das palavras.

    Também tenho andado meio sem tempo, sem paciência... e acho que algumas das minhas "roupas puidas" acabaram se rasgando nos últimos tempos, não foi só a meia calça.

    Por falar nisso.. o texto é muito legal, adoro a sensação de ler algo e esse algo acabar sendo um portal para lembranças e outros sentimentos...

    Quem nunca teve que esquecer o rasgo e seguir o caminho que atire a primeira pedra. ;-)

    Abração!

    ResponderExcluir
  8. Esse texto funde um pco tradições literárias brasileiras com a dos estados unidos... ficou interessante =)

    ResponderExcluir
  9. Já ta mesmo, neah? Então continua...

    ResponderExcluir
  10. Créditos da foto para Nat!

    Combinou com o texto

    ResponderExcluir