22 abril 2011

Se fosse tão simples


Minha garganta coça. Meu cabelo ainda está despenteado, meus dedos fedem a cigarro. Ou a vômito, não sei bem. Mas minha alma ainda pula de tão feliz que está. Pula como um beija-flor que bate asas. Repetidas vezes, sem perder o ritmo, quase invisível de tão rápida.

Mas ainda dá pra vê-la. Minha alma que anda de cômodo em cômodo, parece refeita, parece agora compreendida.
Há dias não sofro de solidão e continuo sozinho. Há dias não ouço música triste pensando em como vou me emocionar, em como vou sentir os pêlos dos braços e da nuca arrepiarem, em como vou chorar de soluçar. Há dias não choro de soluçar.

Aluguei filmes de comédia e de aventura. Nada de histórias de drama, nada de vencedores do Oscar. Nada de pretensioso nem de filmes franceses. Fiquei com os filmes água-com-açúcar, fiquei com as trilhas sonoras leves e compostas de músicas comerciais.

Sim, ser triste é cult.

Bebi cerveja e fumei uns dez cigarros, em umas longas e divertidas 7 horas de sexta-feira para sábado. Horas em que falei de cinema, de tendência nude na moda primavera-verão, camisetas boyfriend para mulheres chiques, falei de Roberta Sá, de dívida no banco, de sexo casual.

E nem quando falei de sexo casual fiquei chateado, nem quando falei de sexo casual o assunto “eu sou um solitário” surgiu. E isso foi natural. Na hora nem me contive, não me impedi. Simplesmente não senti vontade.

Agora, notando essa minha leve mudança de comportamento, percebo o quanto exagerado soa dizer que tenho medo da solidão. O quanto desesperado é procurar a todo tempo alguém para conversar na internet, o quanto chato é viver entrando em sites e MSN para conversar com pessoas desconhecidas.

Parei. Alugo filmes e bebo sorrindo. Mando mensagens despretensiosas para amigos e ando conversando com mais pessoas. Me fechei pros outros ao meu redor e me abri um pouco pra mim mesmo. Acho que isso era o que faltava.

5 comentários:

  1. Era isso que tava faltando: Você mesmo... A vida pode ser tão boa se agente quiser!!! E quanto a solidão, ela é sempre passageira... Dizer que ela é pra sempre é uma aproximação desesperada e mal feita... Uma hora ela acabo, e é quando você menos espera...

    To gostando desses ultimos posts, tem mais do Antônio neles... E te saber é smepre muito bom, por mais que possa ser triste as vezes, por mais que seja em partes...

    Um beijo, Antônio... até o próximo

    ResponderExcluir
  2. Será que isso é sinal de que a maré, finalmente, vai mudar?

    ResponderExcluir
  3. "Me fechei pros outros ao meu redor e me abri um pouco pra mim mesmo."

    Adorei isso!
    Esse momento só com a gente mesmo é muito bom! Envolvido com cinema então... Filme água-com-açúcar? Ai q delícia!! É maravilhoso!!!

    Aprendi com uma amiga q, às vezes, é preciso se esvaziar! De lá pra cá, sempre q posso me esvazio um pouco! Andar muito cheio traz lentidão, estresse, cansaço... Não vale a pena!

    ResponderExcluir
  4. às vezes a gente precisa de um tempo pra gente mesmo.

    ResponderExcluir